Notícias



Ibama esclarece o Cadastro Técnico Federal


o Ibama em São Paulo reuniu cerca de 100 representantes de empresas paulistas que atuam em vários setores do comércio e indústria e que fazem parte de associações ligadas à Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) para esclarecer sobre o Cadastro Técnico Federal. 


A abertura foi feita por Mário Hirose, diretor de Meio Ambiente da Fiesp, que agradeceu a participação do Ibama e a presença dos convidados. Falou, ainda, sobre a importância de as empresas serem instruídas quanto à obrigatoriedade de regularidade no CTF e disse que espera haver novos encontros como este para outras empresas.O encontro, que ocorreu no auditório da Fiesp durante todo o dia, foi realizado pelos analistas ambientais do Núcleo de Qualidade Ambiental da Superintendência do Ibama em São Paulo, Mariana Nakashima e Bruno Buys. 


A apresentação tratou da diferença entre o CTF/APP e CTF/AIDA, quais as obrigações decorrentes de cada um e a importância do certificado de regularidade.Mariana Nakashima frisou que as empresas devem saber em que cadastro devem estar inscritas e como gerenciá-lo corretamente. Para isto, orientou sobre as INs Ibama nº 06/2013 (CTF/APP), 10/2013 (CTF/AIDA) e 06/2014 (Relatório de Atividades Potencialmente Poluidoras - RAPP), bem como sobre as sanções aplicáveis à ausência de cadastro e prestação de informações falsas ou omissas nos sistemas do Ibama. "É necessário saber das obrigações decorrentes da inscrição", disse.


Ao final, foi realizado debate para sanar dúvidas do público, que se interessou em ficar até o encerramento, demonstrando bastante satisfação pelo esclarecimento de suas questões. O cadastro é feito pela internet no site do Ibama (www.ibama.gov.br), onde os interessados poderão encontrar informações necessárias para a inscrição e a atualização de dados do registro.


Fonte: Ibama
Ibama - Cadastro Técnico Federal

Publicado em 03/10/2014


webTexto é um sistema online da Calepino
Marcos Criação