Notícias



Pontos de coleta de lixo eletrônico aumentam no Rio de Janeiro


Sabe aquele lixo eletrônico empilhado em casa ou no escritório? Monitores, placas de vídeo, teclados e outros acessórios high-tech em desuso podem ter destinação ecologicamente correta. Isso porque a população já conta com um ponto de coleta desse material no Campus Tom Jobim da Universidade Estácio, na Barra da Tijuca. As peças recolhidas serão doadas para o projeto Fábrica Verde da comunidade da Rocinha, na Zona Sul do Rio. O campus Tom Jobim fica na Avenida das Américas, nº 4.200, Centro Empresarial do Barra Shopping.

 

O Fábrica Verde capacita em montagem e manutenção de computadores jovens de áreas carentes da cidade, a partir de peças usadas de computadores que teriam como destino a lata do lixo. Desde que foi lançado na comunidade da Rocinha, o projeto já formou 570 jovens, 556 computadores foram "montados", a partir das peças usadas, e nove telecentros comunitários estão em funcionamento, com os equipamentos "construídos" pelos alunos do Fábrica Verde.

 

Ao mesmo tempo em que qualifica, o Fábrica Verde contribui com o meio ambiente ao dar uma destinação correta para o lixo eletrônico. Isso porque muitas dessas peças possuem em sua composição metais pesados que, ao serem descartados de maneira inadequada, poluem a natureza.

 

Em agosto de 2012, o projeto Fábrica Verde ganhou um ponto de coleta na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC), na Gávea, Zona Sul do Rio. Entre janeiro e novembro de 2013, foram doados para o Fábrica Verde da Rocinha 15.751 toneladas de material de computador inservível recolhidos no ponto de coleta dessa universidade que fica no Edifício Cardeal Leme, próximo ao Banco Itaú, na Rua Marquês de São Vicente, nº 225, Gávea.

 

Outros locais para doação:

Fábrica Verde - Rocinha - Estrada da Gávea, 486, Bl 20 (Rua da Casa da Paz); 

Fábrica Verde - Tijuca (Morro da Chacrinha) - Rua Oscar Pimentel, Nº 80
Colégio Tereziano - Rua Marques de São Vicente, 331 - Gávea
Escola Nova - Rua Major Rubens Vaz, 392 - Gávea
Condomínio Solar da Barra - Rua Vilena de Moraes, 240 - Barra
Escola Édem - Rua Gago Coutinho, 14 - Laranjeiras
Fórum da Barra - Avenida Luiz Carlos Prestes s/nº 
Fábrica Verde- São João de Meriti - Rua Gil Mota nº 200
Fábrica Verde - Vila Kennedy - RB nº 13
Fábrica Verde Bangu - Rua Projetada 3 nº 10 - Jardim Bangu



Fonte: SEA - RJ
SEA - Fábrica Verde

Publicado em 01/09/2014


webTexto é um sistema online da Calepino
Marcos Criação