Notícias



Logística reversa de embalagens de óleo lubrificante atua com sucesso no Brasil


O Ceará foi o último dos 14 estados brasileiros a aderir ao programa de logística reversa Jogue Limpo, do segmento de lubrificantes, conforme o Acordo Setorial com o Ministério do Meio Ambiente, em atendimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PRNS). Maurício Séllos, coordenador nacional do Jogue Limpo, conta que, com a adesão do Ceará, são 14 estados a atender o acordo assinado com o Governo Federal.  "O Ceará já atende 16 municípios. São mais de 300 pontos cadastrados. O compromisso assumido junto à Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) é de que até o fim do ano estejamos em 25% dos municípios cearenses; em 2015, em 75% e, em 2016, em todos eles".


Segundo Maurício, através de uma senha que é repassada à Semace, o órgão ambiental do Ceará poderá acompanhar todos os passou do Jogue Limpo. "É o princípio da transparência e da rastreabilidade. Assim será possível saber o que está sendo recolhido e qual a destinação que está sendo dada". Maurício revela que os lubrificantes representam apenas 2% das embalagens plásticas do País. "Saíamos na frente. Esperamos que os 98% possam seguir o mesmo caminho e que, em breve, todo plástico utilizado percorra o caminho da logística reversa", destaca Maurício.


O superintendente da Semace, José Ricardo Araújo, ressaltou a importância do Jogue Limpo. "A partir de agora, temos como atuar, fiscalizando com maior firmeza os postos de gasolina, já que temos um instrumento para monitorá-los. Vamos cobrar deles o relatório do descarte das embalagens, antes de concedermos a licença ambiental. A lei nos permite solicitar as notas fiscais para checarmos os estoques e observarmos se a destinação correta está sendo dada a esse material".


Iniciativa feliz

Edilene Oliveira, gerente da Célula de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) da Prefeitura, se disse feliz com a iniciativa. "Cada segmento da cadeia de resíduo que encontra sua destinação final adequada contribui para a melhoria do meio ambiente. É muito bom que outros segmentos cumpram também a PNRS".


Para o professor Alberto Gradvol, coordenador especial de Limpeza Urbana da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, é importante lembrar que o óleo é considerado um resíduo de classe um, portanto, perigoso. "Quando está em contato com a embalagem, ele a contamina. E aí ela deve ser devidamente descartada. Nesse primeiro instante, o material recolhido está sendo enviado para a Bahia. Entretanto, quando começar a se gerar um volume maior, é interessante que as embalagens sejam tratadas aqui mesmo no Ceará pois, além de mais prático e menos dispendioso, pode gerar mão de obra. Após a descontaminação, as embalagens poderiam ficar por aqui mesmo para darmos uma destinação adequada.

O assessor de economia do Sindipostos-CE, que apoia o programa, Antônio José, garantiu que a iniciativa vem despertando o interesse dos donos de postos do Ceará. "Estamos prontos para colaborar e fazermos nossa parte para que a PNRS seja respeitada".


20 Baías de Guanabara

Em agosto, o programa de logística reversa Jogue Limpo atingiu a marca de 300 milhões de recipientes reciclados desde sua inauguração em 2005, em todo Brasil, o que equivale a 20 Baías de Guanabara.   O segmento de lubrificantes foi o primeiro a assinar o Acordo Setorial com o Ministério do Meio Ambiente para atendimento à PRNS. Em novembro de 2013, um Termo de Compromisso para a instalação do programa de Logística Reversa foi assinado com o Estado do Ceará, através da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).


Criado em 2005 pelo Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom), o Jogue Limpo começou a operar no Rio Grande do Sul e hoje atua em 14 estados, além do Distrito Federal. Ao todo, são 21 centrais instaladas e 57 caminhões em operação, que rodam aproximadamente 210 mil km por mês. A expectativa é que, até o final deste ano, 2.949 municípios sejam atendidos em todo o Brasil.


O Jogue Limpo estabelece o recebimento, sem ônus. As embalagens são transportadas em veículos especiais para as centrais de recebimento. Nessas centrais, as embalagens plásticas usadas recebem um tratamento inicial, são drenadas e prensadas, possibilitando o seu encaminhamento para as empresas recicladoras licenciadas e aprovadas pelo programa.

Fernando Maia
Repórter


Fonte: Diário do Nordeste
DN - Logistica Reversa Emb Lub

Publicado em 03/09/2014


webTexto é um sistema online da Calepino
Marcos Criação