Notícias



CNI disponibiliza Portal Virtual Bolsa de Resíduos


Converter resíduos em matérias-primas pode gerar inúmeras oportunidades de negócios e empregos para a indústria. Este é o foco do Sistema Integrado de Bolsas de Resíduos que reúne serviços desenvolvidos em 04 Federações de Indústrias (Bahia, Sergipe, Minas Gerais, Paraná), para que as empresas possam oferecer ou procurar por resíduos que substituam matérias-primas/insumos, com menor custo. Esta ferramenta  desenvolvida pela CNI, deve contribuir de forma efetiva para que as empresas atendem ao disposto na Política Nacional de Resíduos,  em relação à logística Reversa.  


As  Bolsas de Resíduos têm como propósito a promoção da livre negociação entre indústrias, conciliando ganhos econômicos com ganhos ambientais, através do anúncio de resíduos para compra, venda, troca ou doação. Os resíduos podem ser classificados por categorias de procedência e sub-divididos em função da sua condição de qualidade, acondicionamento, uso ou negociação pretendida. São importantes instrumentos de gerenciamento de resíduos decorrentes de atividades produtivas, que fomentam um processo de livre negociação entre demandantes e ofertantes de resíduos, tendo como foco a reutilização ou reciclagem.  Desta forma, as  Bolsas fortalece a Sinergia Industrial e contribui para agregar valor aos resíduos, possibilitando seus usos como matérias-primas ou insumos, na fabricação de outros produtos. Além disso, servem como guia para promoção de oportunidades de negócios para produtos recicláveis voltados ao mercado consumidor industrial ou final. 


Atualmente, existem 6973 empresas cadastradas no Sistema Integrado de Bolsas de Resíduos da CNI que fazem anúncios sobre resíduos. O número de acessos ao Portal é de  552699.   Para usufruir deste serviço GRATUÍTO, acesse o link: http://www.sibr.com.br/sibr/index_cni.jsp


Fonte: FIEB
FIEB - Bolsa de Resíduos

Publicado em 12/08/2014


webTexto é um sistema online da Calepino
Marcos Criação