Notícias



Campanha Saúde Sem Mercúrio - Projeto Hospitais Saudáveis


O mercúrio é um metal pesado altamente tóxico, persistente no meio ambiente, capaz de se disseminar globalmente por diversas vias de contaminação. O banimento do mercúrio é tema de campanha mundial, mais do que justificada pelos danos que essa substância provoca. A substituição dos termômetros e esfigmomanômetros na assistência à saúde, ainda que facilitada pela existência de alternativas tecnológicas seguras e acessíveis, apresenta uma série de dificuldades que vão muito além da disponibilidade de recursos financeiros, envolvendo, principalmente, questões culturais e gerenciais.  


Diferentemente do que ocorre em diversas partes do mundo, ainda não temos no Brasil uma política pública efetiva que proponha a substituição das tecnologias de medição com uso de mercúrio nos dispositivos de saúde. A Organização Saúde Sem Dano, com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS) desenvolve uma Iniciativa Global Saúde Sem Mercúrio (publicação disponível apenas em inglês ou espanhol) que tem como objetivo a eliminação dos dispositivos à base de mercúrio na área da saúde. Iniciado em 2005, esta iniciativa visa orientar ao público em geral e convencer os dirigentes de países e de serviços de saúde a substituir os dispositivos médicos que contenham mercúrio (principalmente termômetros e esfigmomanômetros) por alternativas economicamente viáveis e mais seguras sob o ponto de vista ocupacional, sanitário e ambiental, sem prejuízo da qualidade e precisão nas medições. 


Paralelamente, um grupo significativo de países, incluindo o Brasil, participa do Comitê Intergovernamental de Negociação (INC, na sigla em Inglês), promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Nesse comitê se negocia soluções para a contaminação de mercúrio a nível global e se busca que cada país participante se comprometa com uma legislação nacional sobre mercúrio. Nesse contexto, caberá ao setor saúde brasileiro fazer sua parte. 


O Projeto Hospitais Saudáveis contribui para o êxito desse esforço no Brasil promovendo a campanha Saúde Sem Mercúrio que é realizada em parceria com Saúde Sem Dano e conta com o apoio e participação de diversas instituições nos níveis nacional, regional e local. Os estabelecimentos de assistência à saúde brasileiros podem participar dessa iniciativa se cadastrando na campanha Saúde Sem Mercúrio.


Fonte: Hospitais Saudáveis
Saiba mais em: Saúde sem mercúrio


webTexto é um sistema online da Calepino
Marcos Criação