Notícias



Seminário debate gestão e liderança no licenciamento ambiental no Estado do Rio


 

Lideranças públicas ambientais participaram de um seminário, em 01/04/14, sobre gestão de conflitos para o sucesso de governança, no auditório da Firjan, no Centro do Rio. O workshop, organizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), reuniu técnicos e gestores da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para produzir um plano de ação que agiliza, de forma transparente, o processo de licenciamento ambiental no Estado do Rio.


Durante o debate foram abordadas questões técnicas e de liderança que passaram pelo melhor uso dos sistemas de informação, informatização do sistema até a articulação dos diferentes setores responsáveis pelo licenciamento. 


O secretário estadual do Ambiente, Indio da Costa, abriu o workshop, ao lado da presidente do Inea, Isaura Frega, ressaltando a importância da integração de todos os setores envolvidos com a questão ambiental.  "Há um descasamento entre a percepção da população e o trabalho de licenciamento desenvolvido internamente. É preciso que se desenvolva essa percepção da realidade para que a sociedade olhe para os órgãos ambientais e possa confiar neles. E essa visão só vai melhorar com uma mudança de cultura interna. O mundo se transforma rapidamente e a nossa prestação de serviço deve se adequar a essas mudanças", declarou o secretário.

 


A presidente do Inea, Isaura Frega, explicou o desafio de fazer com que as classes envolvidas aceitem imediatamente a reposta positiva ou negativa quanto à emissão de licenças ambientais. "É preciso que saibam que o processo foi muito bem estruturado, com agilidade e transparência", disse a presidente.  O workshop é o primeiro passo de um trabalho estruturado para mudar a cultura e integrar as diversas áreas que impactam no licenciamento ambiental.


Fonte: Inea-RJ
inea licenciamento

Publicado em 01/04/2014


webTexto é um sistema online da Calepino
Marcos Criação