Notícias



Intoxicação por alimentos ganha sistema para identificação de produtos não seguros


Começou a funcionar, em 29/04/2014, o Sistema de Notificação de Acidentes de Consumo (SIAC). O sistema está disponível para que os profissionais de saúde possam notificar acidentes provocados por produtos ou serviços inseguros. A expectativa é que situações de risco sejam identificadas rapidamente pelos profissionais que fazem o atendimento nos serviços de saúde.


Os dados serão consolidados e monitorados pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) que vai atuar em conjunto com a Anvisa, Inmetro e Denatran. Todos este órgãos regulam ou certificam produtos de uso cotidiano da população. A partir das notificações de acidentes identificadas no atendimento às vítimas será possível tomar medidas mais rápidas em relação a um produto defeituoso ou serviço que possa trazer danos.


A contaminação provocada por alimentos poderá ser mais rapidamente detectada, evitando que se espalhe e atinja mais pessoas. Produtos destinados a crianças também poderão ter irregularidades mais rapidamente identificadas.


O Ministério da Justiça prevê cursos para os profissionais de saúde na alimentação do sistema. A adesão dos estados será feita de forma gradativa.


Acesse o Sistema:
http://justica.gov.br/portal/sites/sala-de-imprensa/sistema-de-informacoes-de-acidentes-de-consumo-comeca-a-funcionar.htm


Fonte: Anvisa (adaptado)
Anvisa - acidentes de consumo

Publicado em 03/02/2014


webTexto é um sistema online da Calepino
Marcos Criação