Notícias



Empresas de Petrópolis mostram suas ações de inclusão


Realizado no LNCC, em 09/10/13, o I Seminário do Conselho Municipal de Trabalho, Emprego e Geração de Renda emocionou a plateia com a apresentação dos projetos de inclusão de pessoas com deficiência em empresas de Petrópolis e Paraíba do Sul.


No seminário, foram apresentados casos de sucesso das empresas de Petrópolis GE Celma, Orange e Cervejaria Petrópolis e da ELC, de Paraíba do Sul. Apoiadas pelo Senai-RJ e pela Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (SETRAC), essas empresas mostraram como venceram o desafio de incluir, no quadro de trabalhadores, colaboradores reabilitados e deficientes habilitados para atendimento à Lei 8213/91.


As empresas contaram que a parceria com ONGs foi fundamental, inclusive para a identificação de talentos e que precisaram realizar adaptações de acessibilidade para a recepção de funcionários. O Senai também fez sua parte formando turmas mistas para que o processo de inclusão se iniciasse nos cursos preparatórios. No evento, funcionários deram seu testemunho emocionando a todos com histórias de superação. George Paiva, da Orange contou que no momento de entrevistar Douglas, sem saber como iniciar uma conversa tão diferente em sua carreira, ouviu do próprio Douglas: "Nós não temos dificuldades ou impedimentos para trabalhar, vocês é que vêem dificuldades. Nós precisamos apenas de uma chance para mostrar do que somos capazes." 


A SETRAC mostrou que com vontade, quebrando preconceitos e buscando parcerias podemos realizar ações sociais que acabam refletindo produtividade e justiça social.  O evento foi traduzido simultaneamente em Libras, a linguagem brasileira de sinais, pelo Tiago (Senai) e pela Vânia, presidente do Instituto Emanuel de Petrópolis.




Publicado em 11/10/2013.


webTexto é um sistema online da Calepino
Marcos Criação