Notícias



Logística reversa de embalagens de óleo lubrificante


Representantes do Programa Jogue Limpo no Distrito Federal apresentaram aos analistas da diretoria de Qualidade Ambiental do Ibama um dos caminhões utilizados na coleta das embalagens de óleos lubrificantes e  o material de divulgação do programa.  A coleta das embalagens de óleo lubrificante foi a primeira implementada nos moldes dos acordos setoriais para a logística reversa, conforme previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos. O Acordo Setorial foi assinado no dia 19 de dezembro de 2012 pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e entidades representativas dos fabricantes, importadores e comerciantes atacadistas do setor de óleos lubrificantes.


Os postos de gasolina e os pontos de venda devem guardar as embalagens pós-consumo, e acondicioná-las de maneira correta, até que os caminhões das empresas contratadas pelo programa recolham os resíduos. No ato da coleta, são pesados os sacos com as embalagens e emitido um recibo ao dono do posto, contendo as informações sobre quantidade e período em que a coleta foi realizada. As embalagens serão enviadas para empresas recicladoras de plástico, e as informações serão inseridas em um sistema, que depois permitirá processar os dados por região e até nacionalmente.


O órgão ambiental poderá ter acesso a todos os pontos cadastrados através do portal do Programa, além de comprovar se cada uma das empresas está cumprindo com a responsabilidade compartilhada prevista na legislação ambiental. Portanto, é imprescindível que o consumidor (pessoa física), priorize em suas escolhas a realização da compra e troca do óleo lubrificante automotivo em pontos de venda que façam parte do Programa Jogue Limpo, garantindo assim que as embalagens de lubrificantes tenham uma destinação ambientalmente adequada.


Cada região do País possuirá uma empresa gestora diferente do programa Jogue Limpo. Para maiores informações sobre o programa acesse  www.programajoguelimpo.com.br  


Fonte: Ibama
Ibama log rev emb oleolub

Publicado em 14/06/2013.


webTexto é um sistema online da Calepino
Marcos Criação