Notícias



Estado do Rio é o primeiro a regulamentar padrões de qualidade do ar


O Rio de Janeiro é o primeiro estado brasileiro a dispor de regulamentação para o estabelecimento dos padrões de qualidade do ar, com base em padrões nacionais e recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), de acordo com o decreto 44.072/2013, publicado no Diário Oficial em 19/02/13. Com a medida, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) dá mais um passo em excelência e pioneirismo na condução da política ambiental do estado.


São Paulo pretende seguir o exemplo do Estado do Rio de Janeiro. Para trocar experiências sobre o assunto com especialistas paulistas, o diretor de Informação, Monitoramento e Fiscalização (Dimfis), Carlos Fonteles, e a gerente de Qualidade do Ar, Mariana Palagano, do Inea, estarão em São Paulo nos próximos dias 25, 26 e 27 de fevereiro. Eles vão participar da Conferência Community Modeling and Analysis System (CMAS) - South American, a ser realizada, na Universidade de São Paulo (USP). Na ocasião, serão abordadas e discutidas as ferramentas para a gestão do controle de qualidade do ar.


Carlos Fonteles explica que a regulamentação de padrões próprios de qualidade do ar para o Estado do Rio de Janeiro é de importância fundamental já que ratifica artigo da Constituição Estadual e dirime quaisquer dúvidas quanto aos padrões que devem ser aplicados. Além disso, Fonteles esclarece que agora será possível incorporar padrões para poluentes ainda não regulados em nível nacional, como Benzeno e PM 2,5. 


- O decreto atende ainda as necessidades já identificadas em determinadas regiões e traz segurança jurídica e técnica tanto ao empreendedor quanto aos técnicos do Inea - destaca o diretor do Instituto.


Para Mariana Palagano, é possível garantir mais proteção à saúde, ao desenvolvimento econômico e ao bem estar social da população fluminense com a definição de diretrizes para estabelecimento de valores de concentração como os que serão utilizados como padrão no estado. 


Fonte: Inea
Inea qualidade do ar

Publicado em 22/02/2013


webTexto é um sistema online da Calepino
Marcos Criação