Notícias



Ibama aprimora gestão de informações de emissões atmosféricas


Os Formulários de Emissões Atmosféricas do Relatório de Atividades Potencialmente Poluidoras e Utilizadoras de Recursos Ambientais - RAPP (§ 1º, Art. 17-C da Lei 6.938/81) estão sendo reformulados com o objetivo de melhorar as informações sobre poluentes atmosféricos e gases de efeito estufa gerados no Brasil.


Inicialmente, apenas o Formulário de Fonte Energética foi modificado e estará disponível para declarações referentes ao ano de 2012.  As modificações tiveram como base metodologias consolidadas, que indicam que apesar de a composição dos combustíveis influenciar diretamente nas emissões atmosféricas, estas podem variar muito de acordo com as condições de queima e dos equipamentos de controle utilizados.

 

Sendo assim, informações sobre o conteúdo de enxofre, nitrogênio e cinzas dos combustíveis não serão mais solicitadas dissociadas dos equipamentos utilizados, o que facilitará o preenchimento do novo relatório.

 

A partir da quantidade e tipo de combustível informado, o sistema irá calcular de forma automática o quantitativo de emissões de CO2 gerado pela queima de combustíveis fósseis e o conteúdo energético das fontes energéticas utilizadas.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões podem ser enviadas para mudancasclimaticas.sede@ibama.gov.br

 


Fonte: Ibama
Ibama emissoes atmosfericas

Publicado em:  04/02/2013


webTexto é um sistema online da Calepino
Marcos Criação