Notícias



Governo e setor privado fazem treinamento para medir a emissão de gases no país


Os setores produtivos adotarão ações voltadas para a redução da liberação de gases de efeito estufa por meio do Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas da Indústria. Para viabilizar a implantação do projeto, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) realizou treinamento destinado à mensuração de emissões no país. Com o apoio da Embaixada Britânica, a capacitação teve o objetivo de embasar as medidas que serão incluídas no plano.


O evento contou com a participação de representantes de diversos órgãos do governo federal e do setor industrial. De acordo com a diretora Karen Cope, da Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do MMA, o treinamento serviu como espaço de discussão sobre metodologias de levantamento de dados. "Houve uma discussão de modelos de redução e formas de registros de emissões", explicou. "É uma forma de nos prepararmos para a implantação do Plano Indústria".


ACORDO

Em agosto de 2012, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, assinou acordo de cooperação com o a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e a portaria que instituiu a Comissão Técnica do Plano. A intenção é reduzir em 5% as emissões de gases de efeito estufa de sete setores até 2020.


O treinamento integra as atividades da Comissão Técnica. Durante o treinamento, representantes de uma empresa portuguesa especialista no assunto apresentaram projetos que desenvolveram no país europeu em áreas como cálculo e comércio de emissões. A troca de experiência também auxiliará a elaboração do próximo inventário de emissões, que deve ser concluído em 2014.


Fonte: Ministério do Meio Ambiente
MMA medicao de emissoes atmosf

Publicado em 25/01/2013


webTexto é um sistema online da Calepino
Marcos Criação