Notícias



Governo Federal lança Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão de Resíduos Sólidos (Sinir)


Planos de resíduos sólidos, tipos de resíduos, documentos, editais, legislação e diversas publicações da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) já estão disponíveis para consulta no portal Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão de Resíduos Sólidos (Sinir) lançado pelo governo federal.  O sistema é um dos instrumentos previstos pela PNRS, instituída em agosto de 2010, para a gestão dos resíduos sólidos no País.


As informações constantes do Sinir possibilitarão o acompanhamento da gestão dos resíduos sólidos em todos os municípios, não só os resíduos sólidos urbanos, mas todos os resíduos abrangidos pelo Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).


"O sistema será implantado com mais profundidade ao longo dos anos 2013 e 2014. O MMA irá discutir com os setores envolvidos na PNRS, as informações que serão absorvidas pelo Sinir, assim como fará o tratamento dessas informações com o propósito de programar uma adequada arquitetura da informação, necessária à gestão estratégica do Sinir para o recebimento de críticas e sugestões que serão utilizadas pelos governos, setor privado e a sociedade civil. Essas informações serão migradas de outros sistemas existentes", informou o diretor do Departamento de Ambiente Urbano (DAU), Silvano Silvério da Costa. Ele destacou ainda que a meta é utilizar essas informações para a gestão dos resíduos sólidos em todos os municípios, além de viabilizar a adoção de programas e ações de grupos interessados. Eventuais contribuições podem ser enviadas ao Sinir. Basta acessar o "Fale Conosco" no próprio Sistema.


No portal, que traz ainda informações sobre os Planos Nacional, Estaduais e Municipais de Gestão de Resíduos Sólidos, o internauta pode consultar os indicadores de resíduos sólidos urbanos, por município,  resíduos agrossilvopastoris, da construção civil,  da indústria, da mineração, de serviços de saúde, de portos, aeroportos, postos de fronteira e de transporte e os resíduos sujeitos a logística reversa  como  pilhas e baterias; pneus; óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens; lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e luz mista; produtos eletroeletrônicos e seus componentes; embalagens em geral e embalagens de agrotóxicos e pode fazer download de diversas publicações sobre o tema.


Acesse o Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão de Resíduos Sólidos (Sinir) em www.sinir.gov.br


Fonte: Abras
Abras sinir

Publicado em 07/01/2013


webTexto é um sistema online da Calepino
Marcos Criação