Notícias



Lançada plataforma online para monitorar e analisar políticas sobre o clima em todo o País


O Instituto Ethos lança plataforma online para monitorar e analisar políticas sobre o clima em todo o País. O Observatório de Mudanças Climáticas de Políticas Públicas vai reunir informações como legislação ambiental e metas de redução de emissão de carbono dos Estados. A iniciativa é resultado de uma parceria com o Núcleo de Economia Socioambiental da Faculdade de Economia da USP (Nesa).


A ferramenta, disponível no site www.forumempresarialpeloclima.org.br, tem o objetivo de acompanhar o desenvolvimento e implantação das políticas ambientais no Brasil. Além disso, o sistema permite uma análise mais apurada do que os Estados e as empresas estão fazendo sobre redução de emissões de gases de efeito estufa, o que ainda precisam melhorar, em qual estágio cada Estado se encontra, e quais são os conflitos.


Segundo o presidente do Instituto Ethos, Jorge Abrahão, o observatório pode ajudar governo e empresas a avançar na agenda climática. Durante a Convenção do Clima de Copenhagen (COP-15), o País assinou um documento se comprometendo a reduzir entre 36,1% e 38,9% sua emissão de gases-estufa.


"Para atingir as metas brasileiras de redução de emissões é importante harmonizar setores e a política que cada Estado está adotando", afirma Abrahão. Ele destaca ainda a importância de unir os diferentes setores nesse processo. "Progressos só vão ocorrer com apoio de organizações da sociedade civil, empresas e governo. Se não os avanços não chegarão a altura dos desafios colocados."


A representante do Ministério do Meio Ambiente, Karen Cobe, destaca que o banco de dados vai facilitar também a troca de experiências entre Estados e setores. Ela afirma que grande parte dos Estados e municípios brasileiros está iniciando o processo de criação de políticas climáticas e que a ferramenta pode ajudar nisso. Os que já têm essas políticas definidas podem servir de exemplo ou utilizar a ferramenta como meio de aprimorar o que já têm.


Fonte: Terra
Terra forum empresarial pelo clima

Publicado em 06/11/2012


webTexto é um sistema online da Calepino
Marcos Criação