Notícias



Convenção da ONU prepara bases para as negociações do Protocolo de Kyoto


A convenção da ONU sobre a Mudança Climática encerrou nesta quarta-feira (5/09) a reunião preparatória da cúpula de Doha com uma ligeira aproximação entre os países que deverão negociar um acordo global para a redução de emissões poluentes no final deste ano.


A secretária executiva da Convenção, Christiana Figueres, destacou o acordo para elaborar documentos de trabalho que possam guiar as negociações políticas sobre a extensão do protocolo de Kyoto, que expira este ano, e o desenho de um novo pacto global de redução de emissões.


"O esforço em Bangcoc valeu a pena. Os negociadores dos governos avançaram em questões fundamentais mais do que muitos esperavam e levantaram as perspectivas sobre o êxito do próximo passo em Doha", afirmou Christiana em entrevista coletiva.


No entanto, durante a semana de conversas informais, as 190 delegações dos países em desenvolvimento e dos mais industrializados não resolveram as divergências sobre a cota de redução de emissões e nem conseguiram garantias que as nações com menos recursos receberão ajuda econômica para enfrentar os riscos do aquecimento global.


Por sua parte, o diretor de Estratégia Climática da União Europeia, Artur Runge-Metzger, reiterou a intenção da Europa de assinar a extensão do protocolo de Kyoto, mas advertiu que Bruxelas seguirá mantendo o objetivo de reduzir as emissões em 20%.  "Este não era o lugar para um grande acordo, mas para preparar documentos para que isto possa ocorrer em Doha. Agora, teremos um documento de emendas para a extensão do Kyoto que nos permitirá preparar nossos ministros para que haja um acordo político em Doha", completou Runge-Metzger.


Com a satisfação da ONU pelo resultado da reunião, a coalizão que aglutina as ONGs, Climate Action Network, advertiu os governos sobre a urgência de tomar decisões para evitar um aquecimento superior aos 2 graus centígrados, considerada perigosa pela comunidade científica.


O encontro de Bangcoc é a última reunião preparatória antes da conferência mundial sobre a mudança climática que será realizada em Doha (Catar) de 26 de novembro a 7 de dezembro.


Fonte: Uol Notícias
Uol Protocolo de Kyoto

Publicado em 05/09/2012


webTexto é um sistema online da Calepino
Marcos Criação