Notícias



Termina o prazo para elaboração dos Planos de Gestão de Resíduos Sólidos


Terminou nesta quinta-feira (2/08) o prazo determinado pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) para que os municípios brasileiros apresentassem seus planos de gestão de lixo. No entanto, apenas 36% das cidades do país já contam com tal planejamento, de acordo com levantamento realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).

A situação é pior nas regiões Norte e Nordeste, onde mais de 65% dos municípios não conseguiram apresentar seus planos no prazo de dois anos concedido pela Lei. De acordo com o estudo, nas outras três regiões do país, mais da metade das cidades cumprirão a determinação, sendo que o Sul está em melhor posição, já que cerca de 60% de seus municípios entregaram seus planejamentos para a gestão do lixo.


Ainda segundo a Abrelpe, são estimados que não mais de 43% das cidades cumpram o prazo, o que significa que mais da metade dos municípios brasileiros ficarão irregulares.  Os governos que não cumprirem o prazo perderão o direito de pleitear recursos federais para a implantação de seus respectivos planos municipais de gestão de resíduos sólidos.


Fonte: Exame
http://exame.abril.com.br/meio-ambiente-e-energia/noticias/64-das-cidades-nao-possuem-planos-de-gestao-de-lixo

Publicado em 02/08/2012


webTexto é um sistema online da Calepino
Marcos Criação