Notícias



Brasil e EUA lançam site sobre como crescer com sustentabilidade


Site lançado nesta quarta-feira, 20/06, no Parque dos Atletas, reúne informações sobre como implementar projetos para o desenvolvimento urbano sustentável. A plataforma, chamada Joint Initiative on Urban Sustainability (JIUS), é resultado de uma parceria entre Brasil e Estados Unidos e tem o objetivo de ajudar comunidades do mundo todo a crescer de maneira socialmente inclusiva.


"O JIUS Ajuda a catalisar investimentos para a sustentabilidade", disse a ministra do Meio Ambiente dos Estados Unidos, Lisa P. Jackson. O site funciona como se fosse uma coleção de receitas que mostram os ingredientes necessários para implementar projetos que visem a inclusão social e a sustentabilidade urbana.

Estão disponíveis cerca de 80 projetos do Rio de Janeiro e Filadélfia, com informações que vão de políticas a meios de financiamento. A intenção é que outras cidades possam entender projetos bem sucedidos na área de sustentabilidade urbana e adaptar às suas próprias realidades na área de sustentabilidade urbana. Uma nova parceria firmada ontem, no Rio, com membros do C40, vai ampliar ainda mais a lista de projetos, adicionando pouco a pouco informações sobre as 40 cidades que fazem parte do grupo.

"É uma plataforma que ajuda os países a identificar e ultrapassar as barreiras do desenvolvimento sustentável", afirmou Lisa. Ela considera a troca de experiências entre países fundamental para que a infraestrutura e tecnologia das cidades acompanhe o crescimento urbano e populacional. A plataforma pode ser acessada pelo site www.epa.gorv/jius.


Sobre a Rio+20 

Vinte anos após a Eco92, o Rio de Janeiro volta a receber governantes e sociedade civil de diversos países para discutir planos e ações para o futuro do planeta. A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que ocorre até o dia 22 de junho na cidade, deverá contribuir para a definição de uma agenda comum sobre o meio ambiente nas próximas décadas, com foco principal na economia verde e na erradicação da pobreza.

 

Depois do período em que representantes de mais de 100 países discutiram detalhes do documento final da Conferência, o evento se prepara para ingressar na etapa definitiva. De hoje até sexta, ocorrerá o Segmento de Alto Nível da Rio+20 com a presença de diversos chefes de Estado e de governo de países-membros das Nações Unidas.

Apesar dos esforços do secretário-geral da ONU Ban Ki-moon, vários líderes mundiais não estarão presentes, como o presidente americano Barack Obama, a chanceler alemã Angela Merkel e o primeiro ministro britânico David Cameron. Além disso, houve impasse em relação ao texto do documento definitivo. Ainda assim, o governo brasileiro aposta em uma agenda fortalecida após o encontro.


Fonte: Terra
http://invertia.terra.com.br/sustentabilidade/rio20/noticBrasil EUA lancam site sustentabilidade

Publicado em 20/06/2012


webTexto é um sistema online da Calepino
Marcos Criação