Notícias



Lançamento da ISO 14.005 facilita a implantação do Sistema de Gestão Ambiental


O Sebrae e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) lançarão na Rio+20, a Norma ISO 14005, para facilitar o fornecimento de certificados de gestão ambiental.

 


A ISO 14005 é uma norma com diretrizes para a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental, atendendo aos requisitos da ISO 14001, com implantação em etapas, com o propósito de facilitar a vida das organizações, em especial as pequenas e médias empresas.   A nova norma também inclui orientações para o uso de indicadores de desempenho ambiental, para medir os resultados da implantação do SGA ao longo de cada fase. 


A implementação em fases oferece diversas vantagens. Os usuários podem prontamente avaliar como o tempo e o dinheiro investidos no Sistema de Gestão Ambiental proporcionam retorno. Podem ver como as melhorias ambientais ajudam a reduzir custos, melhorar suas relações com a comunidade e demonstrar a conformidade com requisitos legais. 


Reconhecida internacionalmente, a ISO 14005 custa R$ 164,70 na ABNT, mas pequenas empresas poderão pagar um terço do valor (R$ 54,90), graças a uma parceria realizada com o SEBRAE.


Fonte: Tresi Ambiental

Publicado em 08/06/2012


webTexto é um sistema online da Calepino
Marcos Criação