Notícias



Empregos verdes sob o ponto de vista da segurança e saúde do trabalhador


O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em 2012, foi centrado na promoção da segurança e saúde laborais em uma economia verde. O mundo está evoluindo em direção a uma economia mais verde e sustentável. Ainda que certos trabalhos sejam considerados como "verdes", as tecnologias utilizadas podem proteger o meio ambiente, mas não resultar, em absoluto, seguras. Os empregos verdes devem ser também seguros e saudáveis para os trabalhadores e não somente para proteger o meio ambiente.

Promover a segurança e a saúde em uma economia verde
À medida em que a economia verde progride, é essencial que a segurança e a saúde no trabalho se integrem às políticas de empregos verdes. Isto implica a integração da avaliação de riscos e das medidas de gestão na análise do ciclo de vida de todos os empregos verdes. Um trabalho realmente verde deve integrar a segurança e a saúde no planejamento, no fornecimento, no funcionamento, na manutenção, nas políticas de abastecimento e reciclagem, nos sistemas de certificação e nas normas de qualidade de segurança e saúde laborais. Isto é especialmente relevante em setores como a construção, reciclagem de resíduos, produção de energia solar e tratamento de biomassa.

O programa Safework da OIT elaborou um relatório que examina diferentes indústrias verdes a partir da perspectiva da segurança e saúde no trabalho. O relatório destaca que ainda que os empregos verdes ajudem a melhorar o meio ambiente, a revitalizar a economia e a criar novas oportunidades de emprego, estes trabalhos também apresentam riscos conhecidos e desconhecidos que ameaçam a saúde e o bem estar dos trabalhadores.

Faça o download do relatório no Blog da Tresi

Fonte: Blog da Tresi

http://tresiambiental.blogspot.com.br/2012/04/dia-mundial-da-seguranca-e-saude-no.html

Publicado em 30/04/2012


webTexto é um sistema online da Calepino
Marcos Criação