Notícias



Caderno de Metas Sustentáveis será lançado na Rio+20


A Secretaria de Estado do Ambiente anunciou que, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, apresentará o Roteiro Verde. Trata-se de um documento com metas e melhorias esperadas para a conservação do meio ambiente em todo mundo, levando-se em conta os próximos 20 anos. Foi o que afirmou a coordenadora de Mudanças Climáticas do estado, Márcia Vale Real, em 02/04, durante reunião do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico, da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). O encontro, que aconteceu no auditório Nelson Carneiro, no prédio anexo ao Palácio Tiradentes, foi organizado pela Câmara Setorial de Desenvolvimento Sustentável.

"O documento servirá para chamar atenção da população para o quanto a economia verde precisa fazer parte de nossas vidas. Delimitaremos ações, em prol da sustentabilidade e em prol do equilíbrio entre o ambiental, o social e o econômico", explicou Márcia. Para a secretária-geral do Fórum, Geiza Rocha, a reunião desta segunda conseguiu aliar os temas propostos. "Trouxemos, mais uma vez, o Governo do estado para dentro da Alerj, que está estabelecendo um papel fundamental na organização e na liderança do processo de sustentabilidade. Atualmente, praticar a economia verde é algo essencial", garantiu Geiza.

O presidente do Instituto do Comitê Brasileiro do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), Haroldo Mattos de Lemos, declarou que "a era da abundância acabou e deu vez à escassez". Ele lembrou que, em 2009, o Pnuma elaborou um caderno de diretrizes com sugestões de leis para o setor sustentável. Lemos não descartou a possibilidade de uma nova edição do projeto, dependendo do resultado da Rio+20. "O documento apresentava pontos de suma importância para a sustentabilidade. São diretrizes, não foi nada obrigatório. Torcemos para que os legisladores do Estado do Rio levem essas sugestões para todo o Brasil", afirmou.

Também participou do encontro a presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), Marina Grossi. A Rio+20 acontece na capital fluminense entre os dias 20, 21 e 22 de junho e vai reunir mais de 190 países. O objetivo da conferência é salientar e assegurar o comprometimento político renovado para o desenvolvimento sustentável nos próximos anos.

Fonte: Alerj

 

http://www.alerj.rj.gov.br/common/noticia_corpo.asp?num=42039

Publicado em 02/04/2012


webTexto é um sistema online da Calepino
Marcos Criação