Notícias



Comissão aprova criação da política nacional de desenvolvimento do ecoturismo


A Comissão de Educação e Cultura aprovou na quarta-feira (14/12) o Projeto de Lei 868/11, do deputado Giovani Cherini (PDT-RS), que cria a política de desenvolvimento do ecoturismo e do turismo sustentável. O texto estabelece regras, instrumentos de gestão e recursos para garantir a preservação da biodiversidade em locais onde as atividades turísticas são exploradas.

O relator na comissão, deputado Antônio Roberto (PV-MG), recomendou a aprovação da proposta. Ele afirmou que a política cumprirá um importante papel ao permitir que os recursos naturais abundantes, aliados a paisagens exuberantes e à diversidade cultural brasileira possa ser conhecida por um número cada vez maior de brasileiros e estrangeiros.

A política de ecoturismo e turismo sustentável vai permitir que essas atividades sejam implementadas, sem prejuízos para a biodiversidade e respeitando os princípios da preservação. "A proposta contribuirá para estabelecer padrões de preservação e ações preventivas para que os recursos a serem explorados, tais como áreas tombadas, monumentos naturais, paisagens, entre outros locais de interesse ecológico, não sejam degradados".

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisado pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Turismo e Desporto; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/TURISMO/207181-COMISSAO-APROVA-CRIACAO-DA-POLITICA-NACIONAL-DE-DESENVOLVIMENTO-DO-ECOTURISMO.html

Publicado em 19/12/2011


webTexto é um sistema online da Calepino
Marcos Criação