Notícias



Com incentivos, Holanda recicla 80% do lixo que produz, diz especialista


O coordenador do Departamento Nacional de Resíduos Sólidos da Holanda, Herman Huisman, disse há pouco que seu país produz anualmente 60 milhões de toneladas de resíduos sólidos.

Embora a Holanda seja 200 vezes menor que o Brasil, o volume de resíduos é exatamente o mesmo. A diferença entre os dois países é que no europeu apenas 3% do valor dos resíduos termina nos 22 aterros sanitários existentes. O índice de reciclagem, segundo Huisman, chega a 80%. O material restante é distribuído entre 22 usinas de compostagem e 12 incineradores.

De acordo com o especialista, os incentivos econômicos foram fundamentais para o sucesso do programa. "Os impostos pagos pelos aterros são muito baixos", sustentou. Além disso, quem paga pelo tratamento dos resíduos são os consumidores, não todos os cidadãos.

Herman Huisman participa da 12ª Conferência das Cidades, realizada pela Comissão de Desenvolvimento Urbano no auditório Nereu Ramos.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/CIDADES/206213-COM-INCENTIVOS,-HOLANDA-RECICLA-80-DO-LIXO-QUE-PRODUZ,-DIZ-ESPECIALISTA.html

Publicado em 30/11/2011


webTexto é um sistema online da Calepino
Marcos Criação