Notícias



Óleo usado vale desconto na conta de energia elétrica


A Ampla, em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), lançou em novembro de 2011 o programa de troca de óleo de cozinha por bônus na conta de luz. A iniciativa faz parte do EcoAmpla, projeto da distribuidora de energia que troca desde 2008 resíduos recicláveis por descontos nas contas dos clientes. Até hoje, mais de 1.750 toneladas de lixo foram arrecadadas por meio do EcoAmpla, com mais de 64 mil clientes cadastrados e R$  312 mil em bônus concedidos. A partir de agora, os clientes poderão trocar também o óleo de cozinha, altamente agressivo ao meio ambiente.

O programa vai funcionar da seguinte forma: após se cadastrarem no EcoAmpla, uma van percorrerá as casas dos clientes para  recolher o óleo usado, concedendo na hora o ticket com o desconto, que é incluído na conta seguinte. O recolhimento do óleo obedecerá uma rota que inclui um dia da semana por localidade. Durante a fase de teste, mais de 15 mil litros de óleo foram coletados.

Na inauguração do projeto, em Niterói, o Diretor Comercial da Ampla, Bruno Golebiovski, ressaltou a importância da parceria da Ampla com o Inea na criação de uma iniciativa que trará diversos benefícios ao meio ambiente. "A expectativa é que o projeto recolha dez mil litros de óleo por mês inicialmente.", afirmou Bruno.

Para a representante do Inea, Carmem Lucariny, é importante ressaltar o caráter social e ambiental do projeto, que vai contar com o apoio de cooperativas no recolhimento do óleo nas residências e comércios cadastrados. "Estamos alinhando o trabalho ambiental com o social por meio desse projeto, uma iniciativa que tem tudo para dar certo", disse. Já Eduardo Caetano, representante do PROVE (Programa de Reaproveitamento de Óleo Vegetal do Estado do Rio de Janeiro), lembrou que o projeto começa em três municípios, mas em breve será expandido para outras cidades do Estado. "A idéia é consolidar a coleta de óleo no Estado do Rio de Janeiro e se tornar posteriormente uma referência nacional.", ressaltou Eduardo.

Os clientes de Niterói, São Gonçalo e Petrópolis serão os primeiros beneficiados com o projeto. A rota semanal da van passará por Petrópolis às terças-feiras; pelo Centro de São Gonçalo às quartas; Região Oceânica de Niterói às quintas e nas sextas-feiras nas localidades de São Francisco, Charitas e Icaraí, em Niterói.Quando descartado de forma incorreta, o óleo de cozinha pode oferecer riscos para o meio ambiente.

Fonte: Tribuna de Petrópolis

http://www.e-tribuna.com.br/

Data da publicação: 20/11/2011


webTexto é um sistema online da Calepino
Marcos Criação