Notícias



Fórum de Sustentabilidade SWU terá apoio oficial do Pacto Global da ONU


O movimento pela sustentabilidade SWU (Starts With You - Começa Com Você), além de ser reconhecido como um dos maiores festivais de música do Brasil, também vem ganhando espaço como um local de discussão sobre a questão da sustentabilidade. Grandes estrelas do rock'n'roll, como Neil Young e Bob Geldof, estarão no SWU como palestrantes do fórum, entre outros grandes nomes, como a estilista Donna Karan e a guatemalteca Rigoberta Menchú, vencedora do Prêmio Nobel da Paz.

A atriz americana Daryl Hannah também confirmou presença no Fórum Global de Sustentabilidade SWU. A ativista, estrela dos filmes Kill Bill e Splash - Uma Sereia em Minha Vida, foi detida em agosto deste ano em uma manifestação de ambientalistas, em Washington, nos Estados Unidos.Foi justamente o peso dos palestrantes e a preocupação do SWU em levar a discussão para o público jovem que chamou a atenção dos representantes do Pacto Global, da ONU. Essa é a primeira vez que a organização apoia um evento como o Fórum Global de Sustentabilidade do SWU, que acontece dentro de um festival de música, preparado para receber 180 mil pessoas, com bastante foco no público jovem. O Pacto Global é a maior iniciativa mundial de responsabilidade corporativa, com mais de 6.000 empresas participantes, em mais de 130 países.

O programa foi criado justamente para incentivar e reconhecer as boas práticas empresariais nas áreas de meio ambiente, direitos humanos e combate à corrupção. Com o acordo SWU, eles darão uma consultoria para os temas que serão os norteadores do fórum, além de colaborarem na divulgação do evento a nível mundial.O porta-voz do Pacto Global, Matthias Stausberg, também será um dos palestrantes do Fórum Global de Sustentabilidade. Natural da Alemanha, ele é uma das principais pessoas na ONU quando o tema é sustentabilidade. Matthias tem mestrado em comunicação de massas na Escola de Jornalismo da Universidade de Carolina do Norte e, frequentemente, discursa sobre o tema em diversos países a favor de uma maior responsabilidade ambiental e social nos negócios.Daryl HannahO Fórum Global de Sustentabilidade SWU confirma a participação da atriz americana Daryl Hannah, militante das causas ambientais, como uma das palestrantes do evento. Estrela do filme Kill Bill, ela é uma defensora do uso do biodiesel como combustível sustentável. Recentemente, ela foi detida pela polícia dos Estados Unidos, em Washington, por protestar junto aos manifestantes contra a ampliação do oleoduto. "Queremos apenas ficar livres de combustíveis fosseis que causam destruição e mortes horríveis e ter um futuro com energia limpa", disse.Daryl Hannah é co-fundadora da SBA - Sustainable Biodiesel Alliance, instituição que certifica de maneira informal toda a cadeia produtiva do biodiesel, e fundadora do site dhlovelife.com, que mostra soluções eficientes e ecologicamente corretas de produtos desenvolvidos por pessoas de diversos lugares do mundo. Recentemente, Daryl participou do Virgin Music Festival, como consultora de sustentabilidade e falou para um público de mais de 150 mil pessoas. A atriz também já participou como palestrante de várias conferências da ONU.

Além de David Cahen e Steve Andrews, da ONG SolarAid, o 2º Fórum Global de Sustentabilidade terá a participação dos músicos Bob Geldof e Neil Young; o surfista e fundador da Waves For Water, Jon Rose; o diretor geral da Fundação Amazonas Sustentável, Virgílio Viana; o diretor de mobilização da Fundação SOS Mata Atlântica, Mario Mantovani; a ativista e diretora do estúdio de música Premises Studios, Julia Craik; a filha do músico Peter Gabriel e uma das criadoras do Voice Project, Anna Gabriel; a estilista americana Donna Karan; William McDonough e Michael Braugart, da empresa de design sustentável Cradle to Cradle; e a guatemalteca Rigoberta Menchú, que levou o prêmio Nobel da Paz; da ativista Céline Cousteau, neta do lendário historiador Jacques Cousteau; David de Rothschild, herdeiro da família de banqueiros Rothschild que montou uma expedição pelo oceano Pacífico com um barco feito 100% de plástico; entre outros.

Sobre o SWU (Starts With You - Começa Com Você): é um movimento que convida a repensar atitudes, trazendo o debate sobre sustentabilidade para a esfera individual de ação - demonstrando como as nossas escolhas diárias podem contribuir para um mundo mais sustentável. Idealizado pelo Grupo Totalcom, de Eduardo Fischer, o movimento teve início em junho 2010 com uma plataforma de ações de comunicação e engajamento que teve como seu primeiro grande marco de celebração o SWU Music and Arts Festival.

Fote: 24 Horas News

http://www.24horasnews.com.br/index.php?mat=388269

Publicado em: 10/10/2011


webTexto é um sistema online da Calepino
Marcos Criação