Notícias



Inea promove 1ª Consulta Pública para a criação de mais uma APA no Estado do Rio - Alto Iguaçu


A presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Marilene Ramos, promoveu em 04/10/2011, consulta pública para discutir com a sociedade a proposta de criação da "Apa do Alto Iguaçu", uma área de 22 mil hectares que abrange três municípios, Duque de Caxias, Nova Iguaçu e Belford Roxo.

O projeto do Inea para a criação desta APA decorre da necessidade de proteger e manter os lençóis freáticos e os canais de escoamento das águas superficiais que formam brejos, pequenas lagoas e matas úmidas na bacia hidrográfica do Rio Iguaçu, com vistas ao controle das cheias de curto, médio e longo prazo nas bacias dos rios Iguaçu e Botas.

Será também uma alternativa para conectar este território com outras unidades de conservação existentes na região, estabelecendo um contínuo entre fragmentos florestais e fortalecendo o Mosaico Central Fluminense da Mata Atlântica. Os limites propostos para a APA incluem áreas que ainda apresentam relevância ambiental e vem sendo ocupadas de forma acelerada, processo que deverá ser agravado quando estiverem concluídas as obras do Arco Metropolitano do Rio de Janeiro, que será um indutor de ocupações ao longo do seu eixo. A criação do projeto se dá por meio da necessidade de uma ação preventiva de ordenamento territorial, que o Governo do Estado assumiu para si.

A consulta é aberta a todos os interessados, que poderão ser mais bem informados sobre a importância e os objetivos da unidade de conservação proposta e oferecer sugestões que visem ao seu aperfeiçoamento.


Fonte: O Globo

http://oglobo.globo.com/rio/mat/2011/10/03/inea-promove-1-consulta-publica-para-criacao-da-area-de-protecao-ambiental-do-alto-iguacu-925493463.asp

Publicado em 04/10/2011


webTexto é um sistema online da Calepino
Marcos Criação