Notícias



Xuxa planta árvores do projeto Cultivar em Petrópolis


O presidente do Sistema FIRJAN, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, esteve nesta sexta-feira, dia 16 de setembro, em companhia da apresentadora Xuxa para uma visita à região do Vale do Cuiabá, em Petrópolis, destruída pelo temporal que assolou a Região Serrana do Rio no mês de janeiro.


Ela conheceu de perto o trabalho de reconstrução da comunidade, que tem o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, e ajudou no plantio das primeiras mudas de árvores nativas da Mata Atlântica do projeto Cultivar na cidade. O trabalho é uma iniciativa do sistema em parceria com o Instituto Bio Atlântica com o objetivo de promover educação ambiental. 

A visita à Escola Theodoro Machado foi acompanhada por aproximadamente 300 crianças, que aplaudiram a participação de Xuxa no Cultivar. Apenas na unidade de ensino foram plantadas 40 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica. "Nosso objetivo é plantar um milhão de mudas em todo o Rio nos próximos cinco anos. Já temos mudas plantadas na Baixada, no Sul Fluminense e estamos começando aqui em Petrópolis", avisou o presidente da FIRJAN. 

O momento é de reconstrução no Vale do Cuiabá. A tragédia de janeiro deixou 905 mortos e 349 desaparecidos em toda a Região Serrana. No Vale do Cuiabá, o temporal matou 73 pessoas. Logo após os estragos, equipes do Sistema FIRJAN atuaram diretamente na captação de doações em dinheiro e de materiais para atendimento das necessidades emergenciais das vítimas da chuva. 

A atuação incluiu, ainda, o diálogo com engenheiros, arquitetos e concessionárias para a reconstrução do Vale do Cuiabá, nas áreas de infraestrutura, habitação e recuperação ecológica. O sistema também orientou e apoiou a criação de entidades associativas para coordenação e representação dos interesses da comunidade. 

Houve preocupação também em criar frentes de atuação para trabalhar com a recuperação econômica e geração de empregos, orientando empresas e indústrias e estudando potencialidades da região. Na área de saúde, o Sistema ajudou na montagem e estruturação do posto de saúde e iniciou pesquisa de demanda e viabilidade para um novo projeto. Na Educação, a Firjan ajudou na limpeza e reconstrução do Centro Educacional Santa Teresinha, que oferece um curso de Eletricista de Obras do SENAI.

Fonte: Sistema Firjan

http://www.firjan.org.br/data/pages/2C908CEC32686D3D01327494EB6D3A97.htm

Publicado em: 21/09/2011


webTexto é um sistema online da Calepino
Marcos Criação