Notícias



Relatório da ONU estimula adoção de indicadores ambientais


O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) lançou nesta terça-feira, 20 de setembro, em Brasília, o relatório Eficiência na Utilização de Recursos na América Latina: Perspectivas e implicações econômicas, um estudo de caso que envolve os países do Mercosul - Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai - além de México e Chile. 

Após o lançamento, o diretor de Gestão Estratégica do Ministério do Meio Ambiente, Volney Zanardy, falou sobre a importância do estudo e também sobre a necessidade de adoção de ferramentas que contribuam para a aferição da eficiência do uso de recursos naturais.

Segundo Zanardy, a importância do relatório consiste em apontar como esses recursos estão sendo utilizados. "Ao mesmo tempo, temos que construir e aprimorar os indicadores de qualidade ambiental. O intuito é verificar se as nossas políticas possuem uma visão de melhorar a utilização dos recursos, de atender a nossa população de uma forma geral e de contribuir para o desenvolvimento econômico", afirmou o diretor do MMA.

Em um momento de crescimento econômico e de inclusão social, disse Zanardy, existe um processo complexo de como o Brasil vai utilizar o meio ambiente como ativo para o desenvolvimento do País. "É uma solução que ainda não está pronta. Precisamos ter capacidade institucional, tecnologia, recursos humanos e um marco regulatório, ou seja, um arranjo institucional que favoreça esse processo".

Ainda de acordo com Zanardy, o relatório mostra que a questão ambiental, assim como a social e a econômica, nunca estão isoladas. "Elas envolvem vários setores do Governo e da sociedade. Além disso, a discussão não é só local, mas também regional e global", afirmou. O relatório do Pnuma, de 56 páginas, apresenta quatro cenários de sustentabilidade e eficiência de recursos para o período de 2010 a 2030, nos seis países, com foco em três temas: uso da água; mudanças no uso da terra; e energia e mudanças climáticas.



Fonte: Ministério do Meio Ambiente

http://www.mma.gov.br/sitio/index.php?ido=ascom.noticiaMMA&idEstrutura=8&codigo=6989

Publicado em 20/11/2011


webTexto é um sistema online da Calepino
Marcos Criação