Notícias



Sustentabilidade é a palavra de ordem para Olimpíadas do Rio em 2016


Desenvolver econômica ou materialmente sem agredir o meio ambiente e usar recursos naturais de maneira inteligente. A sustentabilidade está em alta e é a palavra de ordem para as Olimpíadas do Rio em 2016. Das obras que já estão em andamento, por exemplo, o asfalto vem sendo reaproveitado, e rochas de escavações de túnel estão sendo usadas em obras de duplicação. Da implosão no Sambódromo, 60 mil toneladas de entulho serão reutilizados. E assim, o Rio vai fazendo a sua parte para causar o mínimo de impacto possível na natureza. 

- A fonte de energia do Rio e, portanto, dos Jogos, é basicamente de hidroeletricidade, um pouquinho nuclear de Angra também. Enquanto a energia que move Londres e moverá a cidade durante os Jogos é de usinas a carvão, petróleo, muito poluidoras e que aquecem o planeta - explicou Sérgio Besserman, presidente da Câmara de Desenvolvimento Sustentável do Rio de Janeiro.

A poluição de lagoas, como a da Tijuca, é um dos principais problemas dentro da cidade. Melhorando questões como essa é que o turismo pode crescer ainda mais depois que os Jogos acabarem.

- Você tem um potencial ambiental e, portanto, ecoturístico gigantesco. Mas esse potencial está sendo completamente neutralizado, degradado, em virtude do abandono da região - disse o biólogo Mário Moscatelli, que participa do para a limpeza da Lagoa da Tijuca.

- São várias obras e ações de infraestrutura, de serviços públicos num espaço de tempo pequeno. Menor do que realmente teria ao longo dos projetos que levam décadas a serem efetivados e estão sendo traduzidos por um tempo de sete anos. O Rio de Janeiro será o maior exemplo de transformação de uma cidade por conta dos Jogos Olímpicos. Vai bater todos os recordes das outras cidades - comemorou Nuzman

Fonte: Globo

http://sportv.globo.com/site/programas/sportv-news/noticia/2011/08/sustentabilidade-e-palavra-de-ordem-para-rio-2016.html

Publicado em: 27/08/2011


webTexto é um sistema online da Calepino
Marcos Criação