Notícias



Empresas apresentam resultados da emissão de gases de efeito estufa


Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV-EAESP e o World Resources Institute (WRI) apresentam inventário de 77 empresas participantes do Programa Brasileiro GHG Protocol.

Sabe-se que a mudança do clima é um dos desafios mais significativos do século XXI, provocada por padrões não sustentáveis de produção e consumo, e decorre do acúmulo de Gases de Efeito Estufa (GEE) na atmosfera ao longo dos últimos 150 anos. Hoje, já é possível levantar quais são as emissões de GEE de cada organização, e o inventário é peça fundamental para realizar esta mensuração e, assim, traçar políticas de redução que contribuam efetivamente para a sustentabilidade do planeta.

Desta maneira, o Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP) desenvolveu, em 2008, em parceria com o World Resources Institute (WRI), o Programa Brasileiro GHG Protocol que tem como objetivo estabelecer uma cultura de elaboração e publicação de inventários corporativos de emissões de gases de efeito estufa no país. "Os inventários servem como uma espécie de retrato que quantifica os gases emitidos por cada empresa, identifica os setores mais intensivos e torna mais fácil a tomada de decisões sobre quais medidas serão realmente efetivas na mitigação das emissões", aponta Mário Monzoni, coordenador do GVces da FGV-EAESP.

Na manhã do dia 10 de agosto de 2011, aconteceu o Evento Anual do Programa Brasileiro GHG Protocol, em São Paulo, em que foram apresentados os resultados de 77 inventários de emissões de gases de efeito estufa (GEE) de empresas voluntárias referente às emissões do ano de 2010. Elas representam 14 setores diferentes, conforme a Classificação Nacional de Atividades Econômicas, IBGE. A maior parcela (47%) das empresas inventariantes pertence ao setor industrial, seguido pelas empresas do setor financeiro (8%) e do setor de energia (7%).

Fonte: Revista Fator

http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=168616

Publicado em: 12/08/2011


webTexto é um sistema online da Calepino
Marcos Criação