Notícias



Usina de reciclagem processará metade do lixo de Salvador e cidades vizinhas


A Braskem firmou acordo com a Novaenergia, empresa especializada em tratamento de resíduos, para adquirir nafta produzida a partir do plástico reciclado pós-consumo. A operação terá início em 2013, com a compra de 1,4 milhão de litros anuais de nafta a partir de resíduos plásticos, a ser processada na Unidade de Petroquímicos Básicos, localizada em Camaçari (BA). A fornecedora do material será a empresa baiana Novaenergia, do grupo Wastech, que irá montar sua primeira usina de reciclagem avançada em Salvador.

Cálculos das empresas indicam que a parceria resultará na reinserção de 36 toneladas de plástico reciclado por dia na forma de petróleo leve. O acordo é mais uma ação da Braskem no sentido de ampliar o portfólio de produtos considerados ambientalmente sustentáveis. A petroquímica já possui uma fábrica de polietilenos no Rio Grande do Sul que é abastecida por etanol em substituição a combustíveis fósseis.

A fábrica da Novaenergia será capaz de processar 450 toneladas de lixo por dia e irá transformar o resíduo plástico em petróleo sintético. A cada 36 toneladas desse resíduo serão produzidos diariamente 30 mil litros de petróleo leve, do qual será produzida a nafta a ser processada pela Braskem, explica a companhia.

O projeto do grupo Wastech demandará investimentos em torno de R$ 25 milhões e deve começar a funcionar até o fim de 2012.

Fonte: Exame

http://exame.abril.com.br/economia/meio-ambiente-e-energia/noticias/braskem-utilizara-nafta-produzida-de-plastico-reciclado

Publicado em: 21/07/2011


webTexto é um sistema online da Calepino
Marcos Criação