Notícias



Brasil avança a caminho de mais uma proposta para redução de gases de efeito estufa


Ações e estratégias para implementação dos mecanismos de Proteção do Clima e do Programa de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (REDD+) foram discutidas em 19/07/2011 no Fórum dos Secretários de Estado do Meio Ambiente da Amazônia Legal, em Cuiabá (MT).

O evento reúne os secretários de Meio Ambiente do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará, Roraima, Rondônia, Tocantins e Mato Grosso, além de pesquisadores e autoridades.
 
Segundo a secretária de Estado do Desenvolvimento Ambiental, Nanci Maria Rodrigues da Silva, está sendo construído um modelo de REDD com base na participação forte dos Estados da Amazônia Legal com a idéia de criar um sistema estadual de REDD. "O mecanismo de REDD parece neste momento ser o elemento de maior alcance para fornecer um valor econômico à conservação florestal", explicou.
 
Ela falou também que o início das discussões sobre REDD no Estado de Rondônia foi com a participação da etnia indígena Paiter Suruí, através de sua associação Metareilá, juntamente com a ONG Kanindé.
 
O projeto Carbono Suruí utiliza duas formas de compensação: o seqüestro de carbono propriamente dito, com reflorestamento e o desmatamento evitado; e a conservação de estoques de carbono através da redução do desmatamento e da degradação florestal. O projeto começou a ser desenvolvido em 2007 com o reflorestamento.
 
Visando ampliar as discussões de REDD+ a Sedam, ONG Kanindé e a Universidade Federal de Rondônia (UNIR), em parceria com mais entidades ligadas aos trabalhos de REDD+ realizaram um seminário chamado "Construindo a Lei Rondoniense e Mudanças Climáticas", com o objetivo de nivelar conhecimento sobre o assunto com os segmentos da sociedade, como por exemplo, associação de seringueiros, povos indígenas e instituições de ensino superior.

 

Fonte: Rondonotícias

http://www.rondonoticias.com.br/?noticia,97317,secretrios-elaboram-proposta-de-reduo-de-emisso-de-gases

Publicado em: 19/07/2011


webTexto é um sistema online da Calepino
Marcos Criação