Notícias



Começam iniciativas públicas para coleta de Óleo de Cozinha




A prefeitura de Barra Mansa/RJ divulgou esta semana que pretende aumentar a coleta de óleo na cidade. A expectativa é de recolher quatro mil litros de óleo comestível, também conhecido como óleo de cozinha, nos próximos dois meses. Para isso, a prefeitura realizou um ciclo de palestras nas escolas e em empresas.

De acordo com o coordenador de Resíduos Sólidos, Jackson Rabelo, a iniciativa tem por objetivo criar uma rede de recolhimento do material. "Nós apresentamos nossa proposta para as diretoras de todas as escolas e realizamos palestras em empresas para mostrar a importância de criarmos uma malha de coleta de óleo de cozinha", disse, acrescentando que a iniciativa é em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.


Trabalho já desenvolvido
Atualmente, Barra Mansa recolhe mais de dois mil litros de óleo por mês e tem potencial total de 35 mil litros. Por isso, o poder público conta com a mobilização de empresas e moradores. O material é coletado pela Coopcat (Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis) de Barra Mansa em bares, restaurantes e em outros estabelecimentos comerciais que utilizam o produto, e também em edifícios, por meio da coleta "Porta a Porta", em que um caminhão passa de casa em casa pelos bairros recolhendo todo o material reciclável. Após o recolhimento, o material é filtrado, estocado e vendido pela cooperativa a empresas e indústrias que trabalham na fabricação de sabão, tinta e biodiesel.


Segundo o prefeito Zé Renato (PMDB), a aliança entre escolas e as atividades de conscientização contribuem muito para a mudança de hábito.

Fonte: Diário do Vale

http://www.cooperativismo.org.br/cooperativismo/noticias/noticia.asp?id=14912

Publicado em 04/07/2011


webTexto é um sistema online da Calepino
Marcos Criação