O Universo da Sustentabilidade



O que é a Agenda 21?


A Agenda 21 é um programa de ação que 179 países assumiram para cuidar do planeta. Ela tem 40 capítulos, que mexem com tudo, do ar ao mar, da floresta aos desertos, propondo estabelecer uma nova relação entre países ricos e pobres.

Na Agenda 21, como em qualquer agenda, estão marcados os compromissos da humanidade com o Século XXI, para garantir um futuro melhor para o planeta, respeitando o ser humano e o seu ambiente. Além desse compromisso global, os países participantes da Conferência Rio-92 decidiram criar Agendas 21 nacionais e propor que todos os municípios, bairros e comunidades realizassem Agendas 21 Locais.

Agenda 21 Brasileira
Depois da Rio-92 cada país teve como tarefa elaborar a sua Agenda 21. No Brasil este processo começou com a criação, em 1997, da Comissão de Políticas para o Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 21 Brasileira - CPDS. A comissão, seguindo as orientações da Agenda 21 Global, envolveu 40 mil pessoas no país todo e concluiu a Agenda 21 Brasileira em 2002. Ela tem 21 objetivos que buscam tornar o nosso país um exemplo de proteção da
natureza, fortalecendo a economia e a justiça social.


Agenda 21 Local
Qualquer grupo ou comunidade pode organizar a sua própria Agenda 21 local para desenvolver um processo de planejamento local, sempre em parceria entre o governo e sociedade. Na Agenda 21 local são sempre bem-vindos pessoas e grupos que queiram cooperar, discutindo, reformando e propondo ações que transformem a realidade atual naquela desejada por todos.


Para saber se o seu município tem Agenda 21 local, acesse:  www.mma.gov.br/agenda21

Fonte:

Ministério do Meio Ambiente

www.mma.gov.br/agenda21


webTexto é um sistema online da Calepino
Marcos Criação