O Universo da Sustentabilidade



O que é Efeito Estufa?


O efeito estufa é um fenômeno natural e possibilita a vida humana na Terra.

Parte da energia solar que chega ao planeta é refletida diretamente de volta ao espaço, ao atingir o topo da atmosfera terrestre - e parte é absorvida pelos oceanos e pela superfície da Terra, promovendo o seu aquecimento. Uma parcela desse calor é irradiada de volta ao espaço, mas é bloqueada pela presença de gases de efeito estufa que, apesar de deixarem passar a energia vinda do Sol (emitida em comprimentos de onda menores), são opacos à radiação terrestre, emitida em maiores comprimentos de onda. Essa diferença nos comprimentos de onda se deve às diferenças nas temperaturas do Sol e da superfície terrestre.

De fato, é a presença desses gases na atmosfera o que torna a Terra habitável, pois, caso não existissem naturalmente, a temperatura média do planeta seria muito baixa, da ordem de 18ºC negativos. A troca de energia entre a superfície e a atmosfera mantém as atuais condições, que proporcionam uma temperatura média global, próxima à superfície, de 14ºC.

Quando existe um balanço entre a energia solar incidente e a energia refletida na forma de calor pela superfície terrestre, o clima se mantém praticamente inalterado. Entretanto, o balanço de energia pode ser alterado de várias formas:

(1) pela mudança na quantidade de energia que chega à superfície terrestre;

(2) pela mudança na órbita da Terra ou do próprio Sol;

(3) pela mudança na quantidade de energia que chega à superfície terrestre e é refletida de volta ao espaço, devido à presença de nuvens ou de partículas na atmosfera (também chamadas de aerossóis, que resultam de queimadas, por exemplo);

(4) graças à alteração na quantidade de energia de maiores comprimentos de onda refletida de volta ao espaço, devido a mudanças na concentração de gases de efeito estufa na atmosfera.

Essas mudanças na concentração de gases de efeito estufa na atmosfera estão ocorrendo em função do aumento insustentável das emissões antrópicas (causadas por atividades humanas) desses gases.

As emissões de gases de efeito estufa ocorrem praticamente em todas as atividades humanas e setores da economia:

- na agricultura, por meio da preparação da terra para plantio e aplicação de fertilizantes;

- na pecuária, por meio do tratamento de dejetos animais;

- no transporte, pelo uso de combustíveis fósseis, como gasolina e gás natural;

-  no tratamento dos resíduos sólidos, pela forma como o lixo é tratado e disposto;

-  nas florestas, pelo desmatamento e degradação de florestas;

-  nas indústrias, pelos processos de produção, como cimento, alumínio, ferro e aço.

Apenas a decisão humana para minimizar estes efeitos será capaz de enfrentar o problema, sendo a informação o primeiro passo, seguido do compromisso das nações.

 

Fonte:
Ministério do Meio Ambiente

Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental

http://www.mma.gov.br/sitio


webTexto é um sistema online da Calepino
Marcos Criação