Notícias



Onze entidades ambientalistas tomam posse no Conama


As onze entidades ambientalistas eleitas para fazer parte do Conselho Nacional do Meio Ambiente tomaram posse nesta terça-feira (29/3/2011), em cerimônia no Ministério do Meio Ambiente. Eleitas pelo voto de 270 organizações da sociedade civil de todo o país, as dez representantes regionais e uma nacional passam a ocupar assento no Conselho para o mandato 2011/2013.

Durante a cerimônia de posse, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, afirmou que "é o momento de manter o arranjo de interlocução com a sociedade civil, tanto nos temas relacionados ao Conama quanto nas demais agendas do cenário ambiental brasileiro".

Foram eleitos:

Região Centro-Oeste - Fundação Pró Natureza (Funatura) e a Ecodata.

Região Sul - Inga (Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais) e AAr (Associação de Defesa do Meio Ambiente de Araucária).

Região Nordeste - Furpa (Fundação Rio Parnaíba e Bioeste) e Instituto de Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável no Oeste da Bahia.

Região Norte - SOS Amazônia e Kanidê (Associação de Defesa Etnoambiental)

Região Sudeste - Proam (Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental) e Organização Ponto Terra.

A representação nacional será da ONG Movimento Verde de Paracatu (Mover).

Votação - O processo eleitoral começou em novembro do ano passado com o registro das candidaturas das entidades interessadas em concorrer às onze vagas disponíveis. Candidataram-se 31 organizações não governamentais e a eleição teve a participação de mais de 50% das entidades inscritas há pelo menos um ano no Cadastro Nacional de Entidades Ambientalistas, o CNEA, do MMA.

A apuração dos votos foi realizada por meio de reunião pública na sede do Conama, em Brasília, transmitida em tempo real pela internet e contou com a presença de representantes do MMA e de organizações não governamentais.

O que é o CONAMA?  O Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA é o órgão consultivo e deliberativo do Sistema Nacional do Meio Ambiente-SISNAMA, instituído pela Lei 6.938/81, que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, regulamentada pelo Decreto 99.274/90.

O Conselho é um colegiado representativo de cinco setores: órgãos federais, estaduais e municipais, setor empresarial e sociedade civil. É presidido pelo Ministro do Meio Ambiente e sua Secretaria Executiva é exercida pelo Secretário-Executivo do MMA.

As reuniões do CONAMA são públicas e abertas à toda a sociedade.

Fonte:

http://www.mma.gov.br/sitio/index.php?ido=ascom.noticiaMMA&codigo=6584

http://www.mma.gov.br/conama/

29/03/2011


webTexto é um sistema online da Calepino
Marcos Criação