Notícias



Gestores estaduais debatem Política de Resíduos Sólidos


Para a execução da nova política, estados e municípios têm até 2014 para se adaptar à nova lei, instituindo a coleta seletiva.

Na terça-feira (1º/3), os secretários participaram de evento no hotel Saint Paul coordenado pela Agência Nacional de Águas (ANA). No encontro foram discutidos a implementação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh).

De acordo com o secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano (SRHU) do MMA, Silvano Silvério, esse encontro com os gestores estaduais é fundamental para que todos conheçam profundamente a nova política. A reunião tem inclusive um viés educacional, pois cumpre o papel de esclarecer sobre princípios, objetivos e instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos e destaca as diretrizes relacionadas com a gestão integrada e o manejo dos resíduos sólidos.

O secretário informou que os gestores estão aprendendo que a política fornece a orientação de conteúdo, determinando o que deve constar do plano estadual e exigindo que o poder público faça um diagnóstico e acompanhe os fluxos dos resíduos. Tudo isso implicará em incentivo à reciclagem e aproveitamento, aumentando a coleta seletiva, entre outros avanços.

Participaram da reunião os secretários estaduais do Meio Ambiente de Alagoas, Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Sergipe, Acre, Ceará, Pará, Santa Catarina, Goiás, Mato Grosso, Paraíba, Paraná e Rondônia e técnicos da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal.

Fonte: Ministério do Meio Ambiente - Suelene Gusmão - Ascom

http://www.mma.gov.br/sitio/index.php?ido=ascom.noticiaMMA&codigo=6524

 

Data da publicação: 28/02/2011


webTexto é um sistema online da Calepino
Marcos Criação