Notícias



Usina de Biogás foi inaugurado no Aterro Sanitário Metropolitano de Jardim Gramacho


O estado do Rio passa a contar com uma Usina de Biogás. O novo sistema foi inaugurado no dia 05/06/09 no Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho pela Companhia municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) e tem como objetivo combater o aquecimento global.

Segundo a Companhia, esse é o maior projeto de redução de emissões de gases do efeito estufa no Brasil. A previsão é que nos próximos 15 anos cerca de 75 milhões de metros cúbicos de metano por ano deixem de ser liberados na atmosfera, contribuindo para minimizar o aquecimento global do planeta. 

A tecnologia

O sistema de captação e queima do biogás é composto por dois conjuntos principais: a rede de captação e coleta, integrada por 230 poços e gasodutos e a central de biogás, responsável pela sua queima em alta temperatura ou para utilização como combustível, com geração de energia. 

O Aterro de Gramacho

O Aterro Sanitário Metropolitano de Jardim Gramacho, que começou a funcionar em 1978, ocupa uma área de 1 milhão 300 mil m². O terreno foi doado pelo governo federal ao município do Rio para instalação de um aterro que recebesse o lixo gerado da região metropolitana.

Atualmente, Gramacho recebe cerca de 7.950 toneladas por dia de lixo gerados pelos municípios de Duque de Caxias, São João de Meriti, Nilópolis, Belford Roxo, Queimados e Mesquita, na Baixada Fluminense, além do Rio de Janeiro.

 Fonte:G1 - notícia publicada em 05/06/2009

http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL1183987-5606,00-ESTADO+DO+RIO+GANHA+USINA+DE+BIOGAS+CONTRA+O+AQUECIMENTO+GLOBAL.html


webTexto é um sistema online da Calepino
Marcos Criação