Notícias



Inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto da Barra da Tijuca


O governador Sérgio Cabral inaugurou no dia 05/06/09, às 10h, a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) da Barra da Tijuca, atendendo uma reivindicação de mais de 30 anos da população da região. A entrada em operação da nova estação possibilitará que o esgoto produzido nas sub-bacias da Barra da Tijuca e Jacarepaguá, que são encaminhados ao emissário submarino, recebam tratamento primário antes de chegar ao seu destino final. O evento marca o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Além de atender a uma histórica reivindicação dos moradores da região, a entrada em funcionamento da Estação da Barra é um dos mais importantes empreendimentos ligados ao Programa de Saneamento do Complexo Lagunar daquelas regiões da Zona Oeste do Rio.

A Estação, que em um primeiro momento terá capacidade para tratar 2.800 litros de esgoto por segundo (240 milhões de litros por dia), pode tratar 7 mil litros por segundo (600 milhões de litros por dia). Em todo o complexo, que coleta e trata os esgotos da Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e Jacarepaguá, estão sendo investidos cerca de R$ 600 milhões. A execução das intervenções na rede coletora de esgotamento sanitário, como a da sub-bacia da Lagoa de Tijuca e do Recreio dos Bandeirantes, prosseguirão e tem a sua inauguração prevista para o final desse ano.

Dentro do complexo de tratamento, também funcionará um moderno "Centro de Visitação Ambiental", que poderão ser conhecidos, por estudantes, pesquisadores e visitantes em geral, detalhes técnicos do sistema de tratamento de esgotos e do Programa de Saneamento das Lagoas da Barra da Tijuca. Além das unidades de tratamento, a ETE abrigará um edifício com "Laboratório de Análise de Esgotos" e, futuramente, o "Laboratório Químico e Bacteriológico Central das Águas da Cedae".

Fonte:: http://www.governo.rj.gov.br/noticias.asp?N=52163.

Data da publicação: 05/06/09


webTexto é um sistema online da Calepino
Marcos Criação