Evolução Histórica



5 de Junho - Dia Mundial do Meio Ambiente - 1972


Antes de 1968 as preocupações relacionadas às questões ambientais estavam mais associadas ao meio científico. Como marco importante desta época podemos citar a publicação em 1962 do livro Primavera Silenciosa de Rachel Carson e a realização da Conferência da Biosfera já em 1968. Entretanto, a criação do Clube de Roma e a publicação do Relatório Meadows - Limites do Crescimento foram eventos que ampliaram a preocupação com a preservação ambiental para outros segmentos da sociedade mundial, incluindo governantes e integrantes da alta administração de algumas grandes empresas.

O Clube de Roma, que reunia cientistas, políticos e industriais, teve como objetivo discutir e analisar os limites do crescimento econômico levando em conta o uso crescente dos recursos naturais. Foram destacadas como principais preocupações a industrialização acelerada e o rápido crescimento da população do mundo.

O Relatório do Clube de Roma influenciou sobremaneira os debates ocorridos posteriormente em uma Conferência realizada em Estocolmo na Suécia em 1972. Neste encontro a Assembléia Geral das Nações Unidas, realizada entre os dias 5 e 16 de junho de 1972, estabeleceu o dia 05 de junho como Dia Mundial do Meio Ambiente. Neste encontro foi criado o United Nations Environmental Programme (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente).


webTexto é um sistema online da Calepino
Marcos Criação