Notícias



A cidade do Rio de Janeiro terá um novo aterro sanitário


Finalmente, após alguns anos de espera, a cidade do Rio terá um novo aterro sanitário. No dia 27 de maio de 2008 a Comissão Estadual de Controle Ambiental concedeu o licenciamento prévio para instalação do Centro de Tratamento de Resíduos Sólidos do Rio (CTR-Rio), na Fazenda Santa Rosa, em Paciência, zona oeste. O novo aterro vai substituir os já saturados aterros de Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, e Gericinó, em Bangu, onde muitas pessoas trabalham como catadores de lixo.

O CTR-Rio vai ser instalado num terreno de 3,6 milhões de metros quadrados e promete obedecer às mais modernas técnicas de destinação final do lixo com estações de tratamento do chorume - líquido poluente proveniente da decomposição do lixo -, reaproveitamento energético do biogás e impermeabilização e preservação das águas subterrâneas. O novo aterro deverá receber aproximadamente nove mil toneladas diárias de lixo.

Risco de desastre ambiental

O aterro de Gramacho encontra-se com a vida útil tecnicamente esgotada, podendo ocasionar, a qualquer momento, uma catástrofe ambiental. Caso o terreno ceda milhares de litros de chorume seriam despejados na Baía de Guanabara.

 

Fonte: Comlurb em 06/06/08

http://www.rio.rj.gov.br/comlurb


webTexto é um sistema online da Calepino
Marcos Criação