Tresi Ambiental



Origem da Tresi Ambiental



Suely foi o nome que meus pais decidiram me chamar quando nasci. Após 12 anos de estudos me disseram que eu tinha que escolher um assunto específico para estudar e virar uma "profissional". Fui parar na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Cinco anos depois me deram um papel que dizia "Engenheira Química". Antes de receber este título eu já havia começado a trabalhar na Eletrobrás - Centrais Elétricas Brasileiras S/A. Lá eu aprendi como obter energia a partir de fontes alternativas. Algumas destas fontes eram resíduos: resíduos agrícolas como casca de cacau, folhagens de milho e sorgo, resíduos animais e resíduos industriais. Aprendi que a geração de energia em um país continental como o Brasil deveria ser descentralizada. Aprendi ainda que o álcool, os óleos vegetais e o biogás eram energias alternativas ao petróleo, que naquela época já diziam que ia acabar. Gás natural era uma energia mais limpa. Isto foi em 1979!


Foram dezessete anos de estudo desde quando comecei até o final da graduação e eu achei que ainda precisava estudar mais. Voltei para a mesma universidade. Desta vez me deram um papel que dizia "Mestre em Ciências em Processos Bioquímicos com tese de mestrado em Tratamento de Resíduos com Produção de Energia".


Depois de tantos estudos em escolas públicas, precisava ganhar dinheiro para sobreviver e devolver à sociedade os conhecimentos que adquiri. Assim, em 1987 fui parar nas fábricas de alimentos: refrigerantes, sorvetes, leite, biscoitos, pães, sal, gelatinas, pudins, sucos, massa de macarrão e chocolates, dentre outros. O mundo maravilhoso da produção de alimentos! Eles com a função de produzir todas essas maravilhas que gostamos de consumir e eu com a função de entender e descobrir como fazer com que os processos necessários à produção interferissem da menor forma possível no ambiente em que estamos inseridos. Desafio! Assim surgiu a Tresi Ambiental! E já se vão 21 anos fazendo isto e eu ainda não cansei. Me apaixonei.


Hoje, como diretora da Tresi Ambiental continuo na mesma jornada. Mais títulos, mais experiência e entendi que o que gosto mesmo é de lidar com pessoas. Desta forma, aproveito a experiência obtida no mundo operacional e me dedico também a treinamentos técnicos e palestras em empresas e escolas. Continuo empenhada na descoberta e aplicação da COMPATIBILIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO COM A PRESERVAÇÃO AMBIENTAL. O bom é que hoje tenho muitos parceiros trabalhando na mesma empreitada.

 


webTexto é um sistema online da Calepino
Marcos Criação