Notícias



Iniciativa Inédita: 5,5 bilhões de sacolas plásticas a menos!


Com a presença do governador José Serra e de outras autoridades, a Indústria do Plástico e a APAS (Associação Paulista de Supermercados) lançaram, em 26 de maio, no evento Apas 2008 (Expo Center Norte, Pavilhão Branco), o Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas.

Iniciativa conjunta da Plastivida, INP e ABIEF, o Programa visa reduzir o consumo nacional das sacolas plásticas em cerca de 5,5 bilhões de unidades (equivalente a 30% do total de 18 bilhões) no período de um ano.

Para tanto, a ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados) e a APAS se comprometeram a estimular suas associadas a disponibilizarem sacolas plásticas que atendam aos requisitos da NBR 14.937, bem como a orientarem a cadeia produtiva, o varejo e a população a Reduzir, Reusar e Reciclar (3 Rs) essas embalagens.

Com o lançamento do Programa, será iniciada uma etapa-piloto em São Paulo, com a participação das Redes Carrefour e Pão de Açúcar e de 4 supermercados de pequeno e médio porte, totalizando 18 pontos. A partir de julho, a campanha será estendida a 9 capitais de outros Estados.

Isso será possível porque indústria e varejo vão se encarregar de produzir e distribuir sacolas de melhor qualidade, o que permitirá o acondicionamento de mais produtos sem utilizar sacolas sobrepostas ou em duplicidade (pesquisa de observação realizada pela SP TRADE, em 12 supermercados na cidade de SP, revelou que 13% dos consumidores utilizam as sacolinhas em duplicidade e em 61% dos casos, ocupam menos da metade da sua capacidade). Mais resistentes, as sacolas poderão suportar até 6 Kg, permitindo acondicionar mais produtos, e serão identificadas com um Selo de Qualidade e com o peso que suportam.

Operadores de caixa e empacotadores receberão treinamento específico, tornando-os aptos a educar a população contra o desperdício e em favor do consumo responsável de sacolas plásticas.

Fonte: Plastivida - www.plastivida.org.br/noticias


webTexto é um sistema online da Calepino
Marcos Criação