Notícias



HP Investe no Pós Consumo


"Temos trabalhado para gerenciar o impacto ambiental no desenvolvimento dos produtos, em nossas operações e na rede de suprimentos. A empresa empenha-se para ser líder global na redução de emissões de carbono e na limitação de gastos. Líder em reciclagem no segmento eletroeletrônico, já obteve diversos reconhecimentos internacionais por estar entre as dez corporações 'Green Giants' do mundo, de acordo com a revista Fortune", detalha Kami Saidi, diretor de Operações para o Mercosul e Líder do Comitê Green Team da HP Brasil.

A companhia tem estrutura para recolher baterias, cartuchos, toner e equipamentos eletrônicos ao final de suas vidas úteis e encaminhá-los para reciclagem. Alguns materiais - como plásticos de cartuchos reciclados - são incorporados na fabricação de novos produtos HP.

"Iniciativas como as da HP são fundamentais para o desenvolvimento da cadeia de reciclagem de eletroeletrônicos no Brasil. Seria interessante se o governo apoiasse essas atitudes com medidas de incentivo fiscal como a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Dessa forma, mais empresas seriam estimuladas a buscar soluções eficientes", enfatiza André Vilhena, diretor do Cempre.

Nos dois últimos anos, a HP Brasil reciclou 5,8 toneladas de pilhas e baterias. Apenas de um de seus modelos de impressora, em 2007, a empresa recolheu e reaproveitou 111 toneladas de componentes eletrônicos. Em cinco anos, reciclou 189 mil unidades de toners e cartuchos, enquanto o retorno e o reaproveitamento de materiais de sua cadeia produtiva contribuíram para a redução de emissão de mais de 2 toneladas de CO2 e a economia de 1,400 milhão de litros de água e de 500 mil kw de energia.

A COLETA POR MATERIAL

Pilhas e baterias - as de lítio ou íon podem ser entregues em envelopes pré-pagos pela empresa, basta solicitar pelo endereço (www.hp.com.br/baterias) ou nas assistências técnicas HP de todo o Brasil.

Cartuchos de impressão da HP - os clientes corporativos enviam cartuchos de toner para a HP que os direciona ao Centro de Reciclagem nos Estados Unidos (solicitações pelo e-mail recoleta.cartucho@hp.com).

Equipamentos eletrônicos - campanhas de vendas oferecem desconto na compra de um produto HP novo em troca de equipamento eletrônico antigo.

 

 

Fonte:Cempre Informa nº 97 Janeiro/fevereiro de 2008


webTexto é um sistema online da Calepino
Marcos Criação