Notícias



ABNT cria normas para atender o Harmonized System of Classification and Labelling of Chemicals


A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) colocou em consulta nacional uma proposta de norma técnica que estabelece o primeiro Sistema Brasileiro de Classificação de Risco de Produtos Químicos. Paralelamente, está em consulta um projeto de norma que modifica o conteúdo e a ordem das seções da Ficha de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ), substituindo a NBR-14725.

Essas duas propostas foram criadas por uma comissão de estudos compostas por representantes de diversas empresas e entidades - inclusive do CRQ - IV -, com base no Global Harmonized System of Classification and Labelling of Chemicals (GHS), sistema em implantação em quase todo o mundo que estabelece critérios para a classificação de risco dos produtos químicos e misturas. A ABNT receberá as sugestões até 18 de fevereiro.

Também estão em consulta nacional até essa data outras duas propostas de normas baseadas no GHS: uma delas trata da rotulagem de produtos químicos perigosos; a outra estabelece uma terminologia para as informações sobre segurança, saúde e meio ambiente relacionadas a produtos químicos.

Cópias das propostas podem ser obtidas gratuitamente no site da ABNT, consulta nacional entrar no site http://www.abnt.org.br/default.asp?resolucao=800X600 Clicar em novos projetos selecione o item 07 ABNT/CB 10 - Química. Cópias das propostas podem ser obtidas gratuitamente no site da ABNT,  após fazer um cadastro gratuito.

Fonte: Conselho Regional de Química -CRQ 4a Região publicado em 09/01/08.
http://www.crq4.org.br/nov.php#ghs


webTexto é um sistema online da Calepino
Marcos Criação